









CAPÍTULO 42 – 13/05/88
Cláudia e Fernando têm um momento romântico e ela se deixa envolver. Mas logo depois desfaz o clima e leva Fernando à fazenda, enquanto Lourdes telefona para Marília e conta tudo o que viu acontecer entre os dois. Altino e Fernando se encontram. Altino diz ao filho que vai doar as terras para ele. Fernando, tenso, diz que não aceita piedade de ninguém e vai embora. Marília, enquanto isso, o espera na pensão. Cláudia vai atrás de Fernando, que está no sítio do pai dela e diz que ele terá que ouvi-la.
CAPÍTULO 43 – 14/05/88
Cláudia tenta mas não consegue convencer Fernando a aceitar a proposta que seu pai lhe fez. Então, ela oferece sua ajuda, disposta a dividir com ele o preço do sítio. Fernando aceita. Enquanto isso, Donato recebe um telefonema urgente de Mato Grosso, numa das fazendas, dizendo que o gado está morrendo. Mas não há ninguém para ir até lá resolver o problema. Altino pede um preço exorbitante pelo sítio e Fernando manda dizer que não poderá pagar. Cláudia, no entanto, se oferece para ir pessoalmente dar a resposta.
CAPÍTULO 44 – 16/05/88
Conversando com Robério, Cláudia diz que, antes de falar com Altino, precisa estudar uma forma de não ser flagrada numa derrota. Enquanto isso, Lourdes acha em seus guardados um pé de sapato da outra filha que teve, mas Robério manda que ela esqueça a menina. Altino e Joana discutem seriamente e Altino chega a perguntar se ela não prefere que ele vá embora de uma vez por todas. Cláudia dá a resposta inflexível de Altino para Fernando. Ele pensa em desistir mas ela diz que ainda tem uma cartada para jogar.
CAPÍTULO 45 – 17/05/88
Cláudia diz a Fernando que vai procurar fazer tudo o que puder para comprar as terras e viaja para o Rio, onde conversa com Marta e pede que ela lhe dê o dinheiro que Altino pediu pelo sítio. Enquanto isso, Olívia telefona para Heitor, na Europa, e conta a ele que há problemas na fazenda. Jorge ouve o telefonema e desmente tudo para Heitor. Fernando, a convite de Marília, vai jantar na fazenda de Donato, mas fica constrangido. Marta se prepara para dizer a Cláudia se emprestará ou não o dinheiro para ela.
CAPÍTULO 46 – 18/05/88
Marta hesita, a princípio, e pergunta a Cláudia o que ela pretende fazer com a família Flores, mas no final acaba cedendo ao pedido da moça, emprestando o dinheiro para a compra das terras. Enquanto isso, na fazenda de Donato, Fernando fica sabendo que há histórias horríveis rondando a família de Chico da Silva. Joana conta que todos morreram no fogo e diz que sempre rezou por eles. Joana chega em casa e Altino fica furioso com ela por ter ido visitar Fernando. Os dois discutem seriamente.
CAPÍTULO 47 – 19/05/88
Joana sai de perto de Altino, que também demonstra estar muito irritado com ela. Rafael percebe e diz a Joana que o clima na casa da avó está muito parecido com o da casa de sua mãe. Fernando acompanha uma procissão para rezar por Chico da Silva. Marília fica sabendo que ele foi à procissão, começando a comparar, mentalmente, a vida que levava com Heitor e a vida que está levando agora, com Fernando. Quando ele chega, ela toma coragem e diz que não quer viver no sítio de Chico da Silva.
CAPÍTULO 48 – 20/05/88
Marília faz tantos dengos para Fernando que ele acaba percebendo que está cometendo um erro: ela não é mulher para segui-lo a parte alguma. Enquanto isso, Cláudia volta do Rio com o dinheiro que Marta lhe deu para comprar o sítio.(e fala com Fernando) Jorge propõe a Olívia que recomecem uma vida nova e Olívia diz que irá com ele. Cláudia vai à fazenda Olho D'Água com o dinheiro numa pasta, dá a Altino e compra o sítio. Depois, pega Fernando e o leva até lá, dizendo que, finalmente, conseguiu comprar as terras para os dois.
CAPÍTULO 49 – 21/05/88
Fernando se empolga e fica muito contente com a compra das terras que Cláudia fez. Ela também fica feliz, o que torna ainda mais clara, para Fernando, a diferença entre Marília e Cláudia. As duas discutem quando Marília flagra Cláudia e Fernando juntos. (Cláudia diz a Fernando que deve ir falar com o Pai) Com muita raiva, Marília diz que não deixará Fernando para Cláudia. Altino chama o filho à fazenda e exige que ele assine um documento, comprometendo-se a não deixar de fornecer para o seu gado a água do açude que há nas terras do sítio. Fernando hesita.
CAPÍTULO 50 – 23/05/88
Fernando assina o documento. Cláudia, ao saber, fica um pouco desapontada pois era exatamente o que seu pai havia negado. Beth e Rafael passam a noite juntos no porão. No dia seguinte ela liga para ele e fica sabendo que o rapaz voltou para o Rio. Jorge dá em cima de Tânia mas não consegue arrancar nada dela. Cláudia e Fernando reformam o sítio e a garotada, liderada por Paxá arruma o porão. Marília pede ajuda a Donato para que Fernando fracasse com o sítio.
CAPÍTULO 51 – 24/05/88
Fernando diz a Marília que contratou vários peões para ajudá-lo no sítio. Ela, então, consegue alcançá-los antes de chegarem ao sítio e mente para eles, dizendo que foram dispensados. Fernando fica impaciente esperando os peões. Cláudia sofre ao perceber que está apaixonada por Fernando. Júlia diz a Marília que ela deve se arrumar mais. Tânia é flagrada fazendo cópia de uma correspondência internacional destinada a Jorge.

